quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Gestão da Qualidade – O método 5 S.


 O método 5 S.

Não podemos pensar em produtividade, eficiência e qualidade sem a aplicação do Método 5 S. A sobrevivência das organizações dependem atualmente de padrões que determinam o seu poder de flexibilidade quanto as exigências de comércio e consumo, empresas que não se adéquam estão fadadas ao insucesso.
O seu inicio teve como origem as fabricas japonesas, na qual,  após a guerra, buscou-se a reorganização do país, um caminho encontrado foi a Qualidade Total,  estando hoje disseminada nos mais diversos lugares e ramos de atividade, não é só um método, é uma filosofia que valoriza os hábitos corretos para atendimento as necessidades humanas, evitando desperdício com respeito ao meio ambiente e a sociedade, valorizando o bem estar e a vida saudável.
Para seu melhor aproveitamento e sucesso na sua utilização é necessário o rompimento de determinados paradigmas, conceitos e preconceitos dentro de nos, e necessário haver uma sinergia crescente para perpetuar os novos hábitos adquiridos.
Mais o que é esse método? O que é essa filosofia, essa mudança de hábitos? O que é afinal o Método 5 S?
“ 5 S é um programa de Qualidade Total que trata de arrumação, de ordem, da limpeza, do asseio e da auto disciplina dos funcionários e de uma organização”.

O 5 S de origem Japonesa, representa as cinco palavras que querem dizer:
Seiri – Senso de Arrumação, (Descarte).
Seiton – Senso de Ordenação, (Organização).
 Seiso – Senso de Limpeza, (Limpeza).
Seiketsu – Senso de Asseio, (Higiene).
Shitsuke – Senso de Autodisciplina, (Ordem Mantida).

Então a metodologia é por em prática esses sensos, que serve como base para qualquer programa de qualidade, requerendo  a compreensão de cada um deles.
“Este programa tem como objetivo principal promover a alteração do comportamento das pessoas, proporcionando total reorganização da empresa através da eliminação de materiais obsoletos, identificação dos materiais, execução constante de limpeza no local de trabalho, construção de um ambiente que proporcione saúde física e mental e manutenção da ordem implantada. Aponta para a melhoria do desempenho global da organização.”
Seiri – Senso de Arrumação, (Descarte) – Basicamente esse senso é, identificar o que é útil e o que não é útil para o trabalho, aquele que não tem mais utilidade, dar destino ao mesmo, “descartando”, não necessariamente jogando fora, mais retirando do local que ele não tem utilidade. Com o ambiente mais “enxuto” pode-se organizar melhor o local, tendo em mão o que é realmente necessário para o desenvolvimento das tarefas, isso reduzirá perda de tempo, desperdício de recursos, aumento da segurança, etc.
Seiton - Senso de Ordenação, (Organização) – Esse senso implica em identificar e arrumar tudo, colocando cada objeto no seu devido lugar para que qualquer pessoa possa saber onde encontrar. A  identificação e padronização possibilitará a eficiência no método, possibilitará a visualização prontamente, garantindo rapidez e facilidade na busca de itens, o melhor aproveitamento e a racionalização dos espaços aumentará a motivação e tornará o ambiente de trabalho mais funcional.
Seiso – Senso de Limpeza, (Limpeza) – O terceiro senso, o senso de limpeza, consiste em  eliminar a sujeira e suas causas, mantendo o ambiente sempre limpo. Isso proporcionará maior produtividade, segurança e qualidade de vida das pessoas, aumentando a auto-estima a confiança e eficiência no ambiente de trabalho, além de reduzir gastos com doenças, proporcionará uma equipe mais saudável e alegre, isso melhorará a imagem da empresa levando em consideração que esse conceito se aplica não só a objetos, equipamento e instalações, mas também ao funcionário.
Seiketsu – Senso de Asseio, (Higiene) – Esse item refere-se à aplicação dos três sensos anteriores de forma sistemática, proporcionando um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e a higiene. A execução dos sensos anteriores, com o descarte a organização e a limpeza de forma continua, com gerenciamento e melhoramento dos padrões alcançados, proporcionarão o comprometimento das pessoas, levando a um novo estágio a preocupação com própria saúde, física, mental e emocional. Esse estágio forma a base para o programa de Qualidade Total, incentivando a criatividade das pessoas, a racionalização do tempo, a melhoria continua do ambiente de trabalho e da produtividade.
Shitsuke – Senso de Autodisciplina, (Ordem Mantida) – Todo o resultado alcançado tem que ser mantido e melhorado, o funcionário é seu próprio gestor, responsável pela qualidade de seu trabalho e de sua vida, tendo a autodisciplina e o comprometimento com as normas e padrões éticos e morais da empresa. Nesse estágio o funcionário esta totalmente envolvido com a qualidade total em seu serviço, atendendo a filosofia no 5 S.
Concluímos que o Método 5 S é o cumprimento continuo das cinco palavras japonesas, que traduzindo e aplicado levarão as empresas a: arrumação a organização e a limpeza do ambiente do trabalho, proporcionando o auto desenvolvimento, contribuindo para criatividade, produtividade e lucratividade, estabelecendo a base para a Qualidade Total.

Referencias Bibliográficas.
D’ Olho na Qualidade, 5 S para pequenos Negócios,  Sebrae.
Rabelo, Maria A. de F. Rangel, Implantação do Programa 5 S para conquista de um ambiente de qualidade na biblioteca no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, 2005.
Silva, Giselle Chaia, O método 5 S, REBLAS, 2005.


JLN, Augusto


             Gestão Ambiental - Redução de custos.
            PLANEJAMENTO E GESTÃO DA MANUTENÇÃO - Parte I
            Gestão da Qualidade – O método 5 S.
            Internet no Brasil
            Gestão de pessoas - Complexidade da formação de um banco de talentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário