sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Usinagem (Parâmetros de corte)


Processos de Usinagem: Parâmetros de Corte


As peças fabricadas pelo processo metalúrgico convencional como: forjamento, fundição, etc, geralmente apresentam superfícies mais ou menos grosserias que necessitam de acabamento.
Usinagem é um processo de fabricação ao que modifica a forma de uma peça através da remoção de material.
O material removido é normalmente chamado de “cavaco", ou também, “limalha" ou “apara".
“Usinar peças não é assim do nada, para se produzir um produto de qualidade, é necessário ter os dados técnicos (parâmetros de corte) antes e durante a usinagem”.

PROCESSOS DE USINAGEM


Aplainamento é um processo usado na fabricação de peças cuja superfície pode ser gerada por um movimento alternativo retilíneo realizado por uma ferramenta monocortante.








       
           


Torneamento é um processo usado na fabricação de peças com superfícies de revolução, realizado com o auxilio de uma ferramenta monocortante.


Fresagem  é um processo versátil de fabricação, no qual a ferramenta, geralmente multicortante, gira e se desloca em uma trajetória qualquer em relação a peça.

   

PARÂMETROS DE CORTE

Parâmetros de corte são grandezas numéricas que definem, na usinagem, os diferentes esforços, velocidades,etc. a serem empregados. Eles nos auxiliam na obtenção de uma perfeita usinabilidade dos materiais, com a utilização racional dos recursos oferecidos por uma determinada máquina-ferramenta.
Dependem dos valores do tipo de trabalho que vai ser executado: frezamento, furação, torneamento, do material a ser usinado (aço, alumínio, ferro fundido) e do material da ferramenta (geometria e material da ferramenta).



               AVANÇO f ou a

É o deslocamento que a ferramenta de corte ou a peça faz em uma volta da peça ou da ferramenta. O avanço por rotação ou curso, medido no plano de trabalho. O avanço máximo que pode ser utilizado depende dos seguintes fatores: potência da máquina, estabilidade, material da peça, formato e tamanho da pastilha, raio de ponta, quebra-cavacos, classe e ângulo de posição. Outro fator muito importante é o acabamento superficial exigido.

              f = a= Avanço em mm/rot
 


Tempo de Usinagem:

     É o tempo durante o qual a ferramenta remove cavaco. Sua expressão vem da velocidade de Avanço:
      

   Δt= ΔS/vf  =  l / nf (min) 
      



Nenhum comentário:

Postar um comentário