segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Pneumática na Indústria

         
            Vantagens e Desvantagens da Pneumática

A utilização do ar comprimido na indústria é de grande interesse, pois se trata de uma energia limpa e de simples utilização, mais como não pode atender todos os tipos de produção há vantagens e desvantagens.
Vantagens.

1)  Redução de custos operacionais – A utilização da pneumática pode agilizar o processo, a rapidez nos movimentos dão a produção a liberdade de locar o operário onde não necessitam de operações repetitivas possibilitam o aumento do ritmo de trabalho, aumento de produtividade  além de reduzir custos por afastamento por lesões de esforços repetitivos, e portanto, um menor custo operacional.
2) Robustez dos componentes pneumáticos - A robustez inerente aos controles pneumáticos torna-os relativamente insensíveis a vibrações e golpes, permitindo que ações mecânicas do próprio processo sirvam de sinal para as diversas sequências de operação. Os componentes do sistemas são simples, problemas são detectados facilmente portanto de fácil manutenção.
3) Facilidade de implantação - Pequenas modificações nas máquinas convencionais, aliadas à disponibilidade de ar comprimido, são os requisitos necessários para implantação dos controles pneumáticos.
4) Resistência a ambientes hostis – Locais com poeira, atmosfera corrosiva, oscilações de temperatura, umidade, submersão em líquidos, sendo levados em consideração nos projetos das unidades pneumáticas raramente prejudicam os componentes, portanto pode ser utilizado nos mais diversos ambientes.
5) Simplicidade de manipulação - Os controles pneumáticos não necessitam de operários super especializados para sua manipulação, acionamentos podem ser realizados por qualquer pessoa com um treinamento básico.
6) Segurança - Como os equipamentos pneumáticos envolvem sempre pressões moderadas, tornam-se seguros contra possíveis acidentes tomando ações básicas, quer no pessoal, quer no próprio equipamento, além de evitarem problemas de explosão.
7) Redução do número de acidentes - A fadiga é um dos principais fatores que favorecem acidentes; a implantação de controles pneumáticos reduz sua incidência (liberação de operações repetitivas).


Desvantagens.

1) O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto: remoção de impurezas, eliminação de umidade para evitar corrosão nos equipamentos, engates ou travamentos e maiores desgastes nas partes móveis do sistema.
2) Os componentes pneumáticos são normalmente projetados e utilizados a uma pressão máxima de 1723,6 kPa. Portanto, as forças envolvidas são pequenas se comparadas a outros sistemas. Assim, não é conveniente o uso de controles pneumáticos em operação de extrusão de metais. Provavelmente, o seu uso é vantajoso para recolher ou transportar apenas as barras extrusadas.
3) Velocidades muito baixas são difíceis de ser obtidas com o ar comprimido devido às suas propriedades físicas. Neste caso, recorre-se a sistemas mistos (hidráulicos e pneumáticos).
4) O ar é um fluido altamente compressível, portanto, é impossível se obterem paradas intermediárias e velocidades uniformes. O ar comprimido é um poluidor sonoro quando são efetuadas exaustões para a atmosfera. Esta poluição pode ser evitada com o uso de silenciadores nos orifícios de escape.


Referências Bibliográficas.

           Introdução à pneumática – Festo didactic.
           Tecnologia pneumática industrial – Parker training.

                                                                                           JLN, Augusto
                                                                     augusto.leda@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário