terça-feira, 21 de setembro de 2021

Resistor elétrico, o que é e como identificar a resistência através do sistema de cores.

 

Resistores Elétricos

A resistência elétrica nada mais é do que a capacidade de um corpo qualquer se opor a passagem de corrente elétrica, mesmo quando há uma diferença de potencial aplicada. Seu calculo é dado pela 1ª Lei de Ohm. A unidade de resistência elétrica é o Ohm(Ω).

Resistor
 
Resistência elétrica. 


Na eletrônica o resistor elétrico é um componente muito utilizado, oferecendo resistência elétrica limitando a corrente que circula pelo circuito ou com a finalidade de transformar energia elétrica em calor.

Quanto maior for o valor do resistor menor será a corrente que irá circular por ele e pelo condutor a ele conectado. Quando aplicado uma tensão em seus terminais é possível calcular a corrente que irá fluir pelo resistor valendo-se da lei de Ohm, utilizando a seguinte equação (V= I x R).


 
Lei de Ohm

Os resistores mais utilizados são os construídos com fio de carbono e são vendidos em varias especificações, com precisão variando de 0,1 a 20% de tolerância.

Agora, como saber o valor da resistência? Há duas formas, medindo através do multímetro ou através da identificação das cores gravadas no componente.

O resistor é dotado por faixa de cores, como observado no componente abaixo, as faixas 1ª e 2ª são algoritmos decimais, a 3ª representa o multiplicador e a ultima representa a tolerância. Assim, os componentes abaixo representam os resistores de 10 x 100 = 1kΩ com tolerância de ± 5% e 254 x 1 = 254 Ω com tolerância de ± 1%.

Código de cores do resistor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário