segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Processos de Fabricação: Moldagem, Conformação, Corte e Junção.


Principais Processos Mecânicos de Fabricação

 

 O processo de fabricação vem evoluído através dos tempos, desde os primórdios até o início da industrialização se passaram longos anos sem grandes avanços, no entanto, com a revolução industrial e a substituição do trabalho artesanal, a incorporação de máquinas ao processo, tudo isso resultou corrida frenética pelo aumento da produção, o melhoramento desempenho nos sistemas, a busca pela utilização de novos materiais, mais confiáveis, mais resistentes, mais econômicos. Atualmente os resultados dos processos são cada vez mais preciso, e confiáveis. Iremos resumidamente abordar os principais processos utilizados hoje para obtenção de peças.

 

Os principais processos mecânicos utilizados atualmente nas indústrias são os seguintes: Moldagem, Conformação, Corte e Junção.

 

 1.1  Moldagem – consiste na produção de peças a partir de um material no estado: líquido, pasta ou pó.

 Os principais processos de Moldagem são: Fundição, Sopro, Sinterização do Pó.

 

·  Fundição - um dos processos mais antigos da história, consiste em aquecer o material até o seu estado liquido e despejar em uma forma, com o formato da peça desejada.

·    Sopro – processo de modelagem de recipientes de vidro, com a utilização do ar.

·    Sinterização do pó - consiste em transformar o pó de metais ou ligas metálicas em peças resistentes, através da aplicação de preção e temperatura.

 

 1.2  Conformação - Outro processo de fabricação tem como processo a modificação de um corpo sólido por meio da deformação plástica.

 Os principais processos de Conformação são: Laminação, Extrusão, Mandrilagem, Repuxamento, Trefilação, Estampagem e Forjamento.

 

·  Laminação - Processo de conformação mecânica no qual um lingote de metal e forçado a passar por meio de dois cilindros que giram em sentidos opostos.

·  Extrusão - Processo de fabricação consiste em forçar por meio de um embolo a passagem de um bloco de metal através de um orifício de uma matriz, as peças saem semiacabadas e sofrerão ainda outra operação antes do seu uso, como: dobra, corte e usinagem.

·  Mandrilagem - Ou processo Mannesmann, é o processo no qual obtemos tubos sem costura. O processo consiste em um tarugo aquecido é colocado entre cilindros, inclinado entre si no plano horizontal e com movimento de rotação no mesmo sentido, o tarugo adquire um movimento helicoidal que o movimenta para frente.

·  Repuxamento – processo que conforma chapas a frio em cilindros, cones sem costuras, utilizando combinação de rotação e esforço mecânico.

·  Trefilação – Processo de fabricação utilizado para obtenção de fios através do estiramento do material.

·      Estampagem – processo de conformação mecânica após o material ser laminado e adquirir a forma de chapa ele é trabalhado novamente, geralmente a frio na qual a chapa é prensada para adquirir novas formas.

·  Forjamento - Processo de conformação a quente pelo martelamento ou prensagem, o metal é deformado para adquirir novas formas.

 

 1.3 Corte – Processo de fabricação que consiste em retirar metal de uma superfície por meio de uma ferramenta, geralmente empregado para dar acabamento e certas peculiaridades nas peças fabricadas.

 Os principais processos de corte são: Torneamento, Fresagem, Mandrilagem, Aplainamento e Retificação.

 

·   Torneamento - processo no qual se corta com o torno, para obtenção de superfícies de revolução, como no caso de pinos, eixos etc.

·        Fresagem - consiste no corte com a fresa, destinado a obtenção de superfícies as mais variadas, mediante o emprego de ferramentas multicortantes. Exemplos: engrenagens, rasgos para chavetas, etc. 

·    Mandrilagem - processo de alisamento por meio de mandril, destinada a obtenção de superfícies de revolução com o emprego de uma ou mais ferramentas de barras. É usada, por exemplo, para alargar e alinhar furos.

·        Aplainamento - processo de alisamento com plaina, destinado a obtenção de superfícies regradas, gerada por um movimento retilíneo da peça ou da ferramenta, no sento horizontal ou vertical. Trata-se de processo empregado especialmente em peças de madeira.

·       Retificação - consiste em dar acabamento e em alisar com perfeição uma peça, é um processo por abrasão.

 

          1.4  Junção - processo de fabricação por junção consiste na união de uma ou mais peças.

      Os principais processos de junção são: parafusamento, rebitagem e soldagem.

 

·        Parafusamento – consiste em unir duas peças com o auxilio de parafusos.

·        Rebitagem – consiste em unir duas peças com auxilio de rebites.

·     Soldagem – consiste em unir duas peças por meio da fusão de um eletrodo com  as mesmas.

 Outros processos: brunimento, lapidação, brochamento, serramento, polimento, afiação limagem, etc.

 

J. Leda Neto, Augusto
augusto.leda@gmail.com
Processos de Fabricação: Moldagem, Conformação, Corte e Junção

 

Referências Bibliográficas.

 

Chiaverini, Vicente. Tecnologia Mecânica – Processo de Fabricação e Tratamento. vol. II, 2ª ed. – SP, McGraw-Hill, 1986.

 Gaspar, C. Alberto. Gordo, Nivea. Telecurso 2000. aula 5.

Tecnologia Mecânica – Apostila 3˚ Ciclo de Técnico Mecânico - Centro Paulo Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário