terça-feira, 5 de outubro de 2021

Princípio de Funcionamento do CLP.

Controladores Lógicos Programáveis - Princípios de Funcionamento


     Os Controladores Programáveis são equipamentos eletrônicos normalmente em microprocessadores, que usam uma memória programável para armazenamento de instruções como funções lógicas, sequenciais, temporizados, contagem, intertravamento, controle PID, tem seu principio baseado em três passos.

Ciclo de varredura.

       Sendo iniciado o CLP executa a seguintes tarefas:

    Leitura do sinal de entrada e transferência para a unidade de memória interna, denominada memória imagem de entrada.
     Execução do programa - inicio da varredura do software na memória de programa, executam todas as operações programadas baseadas na memória imagem de entrada e a memória interna, os dados provenientes são utilizando a memória temporária.
     Atualização da saída, concluída a varredura, o CP transferirá os dados processados para a interface de saída.

     Os sinais dos sensores são aplicados as entradas do controlador e a cada ciclo de varredura todos esses sinais são lidos e transferidos para a unidade de memória interna denominada memória imagem de entrada. O sinal de entrada pode ser analógico ou digital. Os módulos de entrada são compostos de grupos de bits, associados num conjunto de 8 ou 16 bits, de acordo com o tipo de CPU. Esses sinais são associados ente si e as sinais internos, ao final da varredura os resultados são transferidos ao a memória imagem de saída e então aplicado aos terminais de saída.
      ]
      Um fator muito importante para a escolha do controlador é tempo de varredura, dependendo muito da capacidade de armazenamento do programa, instruções programadas e sua resposta. Quanto mais rápido o controlador reage as instruções de entrada e resolver as instruções de campo, as lógicas de controle.


Neto, Augusto J. Leda
augusto.leda@gmail.com
Princípio de Funcionamento do CLP

Referências Bibliográficas

Automação de Processos Industriais – Módulo 3 – WEG INDUSTRIAS LTDA
Araújo, Denis Hipólito, Controladores Lógicos Programáveis, IDAAM- GF, 2007.

2 comentários: