terça-feira, 26 de abril de 2011

Circuitos Elétricos

Eletricidade Básica
Definição – Iremos definir circuito elétrico como qualquer caminho por onde a corrente elétrica flui, podendo ser um circuito aberto ou fechado. Para nosso entendimento vamos levar em consideração os circuitos fechados, que são aqueles que são formados por vários componentes elétricos, para o circuito aberto o importante saber apenas que nele a corrente é interrompida em um determinado ponto, não permitindo mais o fluxo.
Os circuitos podem ser: série, paralelo e misto (série-paralelo).
Circuitos em série.
Os circuitos em série são aqueles no qual os componentes estão ligados sucessivamente um após o outro, sendo que há apenas um terminal em comum, o fluxo da corrente segue uma trajetória única com mesma intensidade, a tensão é dividida entre os seus componentes.
Para os nossos exemplos de circuito em série iremos levar em consideração apenas o uso da resistência, assim no circuito abaixo, verificaremos o que ocorre em um circuito em série.

       Fig. 1 - Circuito em série
As resistências encontram-se uma ligada sucessivamente, uma após a outra, formando um circuito em série, por convenção o fluxo da corrente flui do pólo positivo para o negativo, ou seja, o terminal de maior potencial para o de menor potencial.
A resistência total ou resistência equivalente será a soma das resistências, no casso podemos substituir os resistores por apenas um, com valor equivalente a soma de todos os outros.
Assim, para a fig.1 teremos:, Rt = R1+R2 ; e  Rt = R1+R2+R3+R4+R5.

Circuitos em Paralelo.
Os circuitos paralelos são aqueles nos quais seus terminais estão ligados em pontos comuns, o fluxo de corrente ao passar por esse ponto ou (nó) em comum é dividida para cada ramo. Dependendo do valor da resistência do ramo ira variar o fluxo de corrente que irá passar por ele, a tensão será a mesma para todas resistências em paralelo. Então, para um circuito em paralelo a corrente total será a soma das correntes que passam por cada resistência.
              
Fig. 2 – Circuito em Paralelo.


No circuito da Fig. 2 teremos a o inverso da resistência total igual a soma dos inversos das resistências parciais.






A corrente total será a soma das correntes individuais de cada ramo.
Assim;     It = I1 + I 2;


Circuitos Mistos (Série-Paralelo).
São circuitos que integram em um só as características dos circuitos em série e o paralelo, isto é: possui componentes ligados um após o outro e ou ligados em pontos comuns, abaixo vemos uma figura representando essa ligação.
     







 Fig. 3 – Circuito Série-Paralelo.

A resistência total para esse circuito será:
     







Bibliografia

     Eletricidade Básica - Instrumentação, SENAI -ES, 1999.

     Hamilton, Fundamentos de Eletroeletrônica, vol 1, Apost.
      Eletricidade para Mecânico, SENAI - PR, 2004.


Eletricidade Básica – Conceitos e Definições.
Lei de Ohm
Lei de Kichhoff



terça-feira, 19 de abril de 2011

Internet no Brasil

No final do século XX e inicio do XXI podemos afirmar que uma das tecnologias que mais ajudaram a revolucionar o mundo moderno foi o uso das telecomunicações, no inicio timidamente, agora as mudanças são cada vez mais profunda e rápida, impulsionando a economia dos países e o modo de vida das pessoas. O inicio da implantação da telefonia móvel  no Rio de Janeiro data de 1990 e o uso comercial da  internet no Brasil em 1995, atualmente o número de celulares supera o numero de habitantes, a qualidade do serviço não condiz com a dimensão da nossa economia.
“No mundo urbanizado de hoje, a internet é simplesmente imprescindível – principalmente nas empresas”, as grandes companhias, multinacionais, todo o processo é feito por meio da rede, necessitando de qualidade e velocidade. No Brasil isso ainda é um problema, comprometendo a o crescimento econômico, enquanto a média do pacote de dados mensal em 3G mundial é de 46,5 dólares, no nosso país e de 120 dólares, a nossa velocidade média é de 1,3 Mbps, muitos países possuem redes com 100 e até 1000 vezes mais rápido que a nossa. No Tennessee (EUA) já é oferecido velocidade de 1 Gbps, nessa corrida tecnológica, a ponta é disputada pela Coréia do Sul, Japão, Suécia e EUA, lá um filme pode ser baixado em poucos segundos.
A utilização da tecnologia 3G oferecida por nossas operadoras, não mudou muita coisa na nossa conectividade nas cidades, apesar do salto do numero de usuários, as reclamações são freqüentes principalmente com algumas zonas de sombra, que são locais que é impossível a conexão além da segurança e velocidade.
A solução para isso é a utilização da tecnologia de fibra ótica, que ainda é raridade nas nossas cidades, sendo a maioria de nossa conexão ainda realizada por fios de cobre, a substituição segundo um levantamento feito por uma consultoria PwC e Urban Systems para Exame seria de 19 bilhões de reais. Um projeto lei que tramita no Senado seria uma alternativa para que operadoras de telecomunicações adentrassem ao mercado de TV, e, portanto seria interessante que elas investissem em fibra óptica. Enquanto governo, operadora de telefonia e televisão aberta não se entendem, nossas cidades continuarão longe de uma internet de qualidade, gerando problema para nossa economia.

Bibliografia

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Gestão de Pessoas

JLN, Augusto

A formação e o alinhamento profissional para a nova demanda.

O contexto profissional em que estamos advêm de uma mudança ocorrida com a globalização e as crises, as empresas tiveram que se adequar as novas realidades. Com o mercado cada dia mais competitivo, uma exigência para a excelência em produção, prestação de serviço é que os profissionais estejam alinhados aos objetivos das corporações. Assim o profissional do século XXI tem que ter multifuncionalidades.
Os empregados não são mais meramente aqueles que sabem fazer, além de saber fazer tem que querer aprender, e saber ser. No século da informação aquele que estiver inteirado dos fatos e acontecimento ligados as novas tecnologias, mantendo-se constantemente atualizado, integrando sinergicamente a empresa terá maiores chances, a autonomia será fundamental, assim como a iniciativa para o desenvolvimento da criatividade, além de estar sempre pronto para colaborar, atuando em equipes, saber trabalhar coletivamente é fundamental, essas são algumas exigência do mercado.
O crescimento econômico no Brasil gerou escassez de mão de obra então, fica bem difícil encontrar esse profissional pronto. Além que as instituições não estavam preparadas para formação dessa mão de obra com tamanhas exigências. O processo pedagógico vem sofrendo adaptações para atender a necessidades dessa formação, os professores não são mais meros transmissores de conhecimentos e conteúdo, é exigido assim uma nova postura do profissional da educação, alinhada com as atuais demandas da sociedade, em sala de aula ele deve sempre buscar a participação do aluno através de problematização do dia-dia, o questionamento, a troca de informações e de vivencias prática, preparando o aluno para a o desenvolvimento de competências, de forma abrangente e sistêmica, isso será alcançado com o desenvolvimento pessoal, aprendendo a ser polivalente, a flexível, a intercambiável e multifuncional, tendo o professor também o papel de despertar o aluno para a realidade.
Portanto, na atual conjuntura do mercado de trabalho, o profissional deve ser compreendido muito mais como uma relação complexa entre a técnica e o conhecimento, do cidadão consciente, posicionado criticamente, tanto tecnicamente como socialmente. As empresas estão a procura de dinamismo, raciocínio abstrato e pessoas que saibam resolver problemas.


Gestão Ambiental - Redução de custos.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DA MANUTENÇÃO - Parte I
Gestão da Qualidade – O método 5 S.
Internet no Brasil
Gestão de pessoas - Complexidade da formação de um banco de talentos.