segunda-feira, 4 de abril de 2011

Gestão de Pessoas

JLN, Augusto

A formação e o alinhamento profissional para a nova demanda.

O contexto profissional em que estamos advêm de uma mudança ocorrida com a globalização e as crises, as empresas tiveram que se adequar as novas realidades. Com o mercado cada dia mais competitivo, uma exigência para a excelência em produção, prestação de serviço é que os profissionais estejam alinhados aos objetivos das corporações. Assim o profissional do século XXI tem que ter multifuncionalidades.
Os empregados não são mais meramente aqueles que sabem fazer, além de saber fazer tem que querer aprender, e saber ser. No século da informação aquele que estiver inteirado dos fatos e acontecimento ligados as novas tecnologias, mantendo-se constantemente atualizado, integrando sinergicamente a empresa terá maiores chances, a autonomia será fundamental, assim como a iniciativa para o desenvolvimento da criatividade, além de estar sempre pronto para colaborar, atuando em equipes, saber trabalhar coletivamente é fundamental, essas são algumas exigência do mercado.
O crescimento econômico no Brasil gerou escassez de mão de obra então, fica bem difícil encontrar esse profissional pronto. Além que as instituições não estavam preparadas para formação dessa mão de obra com tamanhas exigências. O processo pedagógico vem sofrendo adaptações para atender a necessidades dessa formação, os professores não são mais meros transmissores de conhecimentos e conteúdo, é exigido assim uma nova postura do profissional da educação, alinhada com as atuais demandas da sociedade, em sala de aula ele deve sempre buscar a participação do aluno através de problematização do dia-dia, o questionamento, a troca de informações e de vivencias prática, preparando o aluno para a o desenvolvimento de competências, de forma abrangente e sistêmica, isso será alcançado com o desenvolvimento pessoal, aprendendo a ser polivalente, a flexível, a intercambiável e multifuncional, tendo o professor também o papel de despertar o aluno para a realidade.
Portanto, na atual conjuntura do mercado de trabalho, o profissional deve ser compreendido muito mais como uma relação complexa entre a técnica e o conhecimento, do cidadão consciente, posicionado criticamente, tanto tecnicamente como socialmente. As empresas estão a procura de dinamismo, raciocínio abstrato e pessoas que saibam resolver problemas.


Gestão Ambiental - Redução de custos.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DA MANUTENÇÃO - Parte I
Gestão da Qualidade – O método 5 S.
Internet no Brasil
Gestão de pessoas - Complexidade da formação de um banco de talentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário