sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Principais Topologia de Redes Industriais



As Redes de comunicação são usadas para transportes de informações, o meio físico são os condutores ou mesmo onda de rádios. Dentre os fatores que determinarão a escolha da rede estão: distância entre as estações, velocidade de transferência, atenuação do sinal, imunidade a fatores externos. A topologia é o modo com que os computadores das redes são conectados entre si.

Nesse trabalho iremos abordar a topologia ou a forma que o enlace físico e os nós de comunicação estão organizados, as principais são três: Barramento, Estrela e Anel.

1. Topologia em Barramento – nessa estrutura todos os dispositivos são conectados a uma linha de dados, chamada barramento ou (backbone) ou espinha dorsal, ao longo do qual as informações são disponibilizadas. Esse tipo de rede vem caindo em desuso devido a serias limitações de desempenho, como por exemplo, caso ocorra interrupção em algum ponto da rede, toda ela torna-se inoperante além de demorada e cara manutenção.

Um barramento com ramos é denominado árvore;

                                                    Topologia em Barramento.
          
                                                      Topologia em Barramento (Árvore)

2. Topologia em Estrela – nesse tipo de estrutura toda a informação é canalizada através de um nó central, que pode ser um Hub, um Switch, computador ou CLP de processo, se encarregando de distribuir os sinais entre os demais micros. De fácil manutenção, pode ser rápida e simples, sendo que existindo um problema em segmento, apenas ele fica inoperante, e se toda a rede ficar inoperante, o problema está provavelmente no concentrador.

                 
                                                       Topologia em Estrela

3. Topologia em Anel – Nessa estrutura não há controle centralizado. Cada dispositivo assume o papel de controlador em intervalos estritamente pré-determinados. Qualquer problema em um dos equipamentos pode ser suficiente para interromper a comunicação na rede, expansibilidade teoricamente eliminada.
                          
                                                    Topologia em Anel


Referências Bibliográficas
Redes Industriais, Senai, Sistema Fiesc, SC.
Oliveira, Vladimir Bezerra, Curso montagem de rede de computadores.
Knihs, Valter Luiz; Dallagnolo, Gean Carlo; Pradi, Giovane Marcelo, Redes de Comunicação para Automação Industrial, Weg em Revista, Maio – Junho, 2000.

Redes de Campo
Tendências em Redes Industriais

Nenhum comentário:

Postar um comentário