domingo, 27 de setembro de 2009

Projeto - Contador crescente 0 à 9.

             Neto, Augusto José Leda. CONTADOR CRESCENTE: 
Projetando um contador de 0 à 9.


1. Introdução.

Este projeto irá mostrar um circuito simples, um contador de década, trata-se de um circuito que efetiva a contagem em números binários de 0 a 9 ( 10 algarismos), segue a sequência do código BCD 8421 de 0000 a 1010. Esse contador mostra o tempo no formato digital, consta de um display de catodo comum, mostrador da numeração decimal. O circuito é baseado na lógica sequencial, ou seja a saída depende das varias entradas e/ou de seus estado anterior que permanece armazenado, sendo um sistema pulsado, denominado clock. O Projeto trata de um contador crescente, neste constará um CI 74192 que possuem flip-flops.

2. Objetivos Gerais

Tendo o curso de eletrônica digital poucas práticas, este trabalho tem como objetivo iniciar e aplicar as teorias aprendidas em sala de aula, na utilização de Circuitos Integrados, Flip-flops, contadores, registradores, decodificadores, portas lógicas, etc.




3 comentários:

  1. Gostei do seu exemplo de projeto, pois alunos que veem a materia pela primeira vez sentem alguma dificuldade de entendimento.Se puder colocar outros exemplos com outros valores de contagem será de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Parabens augusto pela excelente iniciativa solidaria ,atitudes como esta,só contribuem para o aumento do interesse do aluno no estudo desta disciplina e pela disseminacao do seu conhecimento .Bravo

    ResponderExcluir
  3. Já vou montar esse circuito ! sou aluno de mecatronica

    ResponderExcluir