terça-feira, 14 de julho de 2020

Classificação de Sistema de Controle.

Os Sistemas de Controle podem ser divididos em dois tipos:

Sistema de Controle (Malha Aberta x Malha Fechada).

No Sistema de controle em malha aberta todas as ações são pré- programadas, o resultado da saída não pode ser corrigido. Temos como exemplo um aquecedor elétrico, nesse sistema a saída não é medida nem realimentada.

Já no controle com malha fechada, as informações alimentam o sistema e geram resultados que são comparados com os valores desejados e corrigidos se necessário através das variáveis de controle.

                                          Um exemplo de um sistema de controle de malha fechada.


No exemplo acima temos o exemplo de uma caldeira com malha aberta, no qual o resultado da saída é resultado da ação do operador em relação à abertura da válvula, e a malha fechada, sendo a temperatura corrigida continuamente a partir da temperatura da saída e a temperatura desejada.


segunda-feira, 6 de julho de 2020

Breve Introdução a Sistema de Controle

Quando pensamos em robótica, pensamos em sistemas inteligentes, autônomos, que realizam tarefas sozinhos, sem interferência humana, mas para que isso ocorra é necessário que o sistema seja dotado de equipamentos e de uma forma de inteligência artificial, esse componente pode ser um controlador programado para executar determinadas tarefas.

A inteligência por trás das tarefas é realizada através de sistemas que são controlados por instruções de acordo com os sinais de variáveis envolvidas.

Como exemplo, no nosso dia-dia para que tudo ocorra perfeitamente no nosso transporte pessoa, na utilização de nosso carro, é necessário controlamos algumas variáveis, como: nível de óleo lubrificante, nível de combustível, pressão dos pneus, temperatura interna do carro, velocidade de trafego, temperatura interna do veiculo, nesse caso é você o controlador do sistema, que é o carro, o responsável pelo funcionamento adequado do mesmo.

O sistema de controle necessita de um objetivo, o que fazer, como fazer e o motivo de fazer, o que são realizado através de meios dos componentes que compões o sistema, o resultado dos fatores e variáveis irão resultar no produto do sistema de saída.


terça-feira, 19 de maio de 2020

Ensino Interativo, educação autônoma.


Sistema tradicional de ensino


Este sistema parte de questões mais convencionais, como:


  • horários fixos de aula;

  • o aluno precisa acompanhar o ritmo de toda a turma;

  • o início das aulas é pré-determinado;

  • faltas não podem ser repostas (findando em perda de conteúdo) etc.


Sistema interativo de ensino


Este sistema se opõe ao tradicional e tem os seguintes benefícios:


  • flexibilidade de horários de aula;

  • adaptação às necessidades e possibilidades do aluno;

  • não precisa de período fixo para matrículas e início das aulas;

  • o tempo de estudo pode ser definido pelo aluno;

  • faltar de aula não é prejudicial, o conteúdo acompanha a presença nas aulas;

  • o ensino é personalizado de acordo com a área de estudo;

  • dúvidas são tiradas de forma mais pessoal e individual;

  • os instrutores são treinados para atender a demanda de diferentes categorias.


Aprendizado focado na lógica


Desenvolver o raciocínio do aluno envolve mais que passar um conteúdo e esperar que ele assimile aquilo que está sendo oferecido. É preciso trabalhar a capacidade deles de entenderem os assuntos e realmente apresentarem resultados de aprendizado.


O processo de desenvolvimento de aprendizagem precisa de métodos em que seus conhecimentos sejam testados a todo momento. Por exemplo, o que foi ensinado em uma aula anterior deve ser retomado de forma mais sucinta na aula seguinte.


O sistema de ensino interativo é uma oportunidade de otimizar o aprendizado de conteúdos complexos, pois reduz o tempo de assimilação de conteúdos por meio da lógica.


Papel decisivo do computador


O ensino interativo tem, em seu método, uma base que integra tecnologia e conteúdo. O aprendizado é estimulado por meio de multimídias que trazem, para o ambiente escolar, recursos que tornam as aulas mais interessantes.


Textos, áudios, imagens e animações são projetados de forma interativa, proporcionando à instituição uma maior adaptação dos alunos com formas mais divertidas e eficazes de aprendizado.


O computador tem um papel muito importante no sistema de ensino interativo, pois, além de proporcionar uma adesão da instituição às vantagens do uso da tecnologia, ele também é uma ferramenta que faz com que os conteúdos para o ensino possam ser desenvolvidos de maneira a solucionar diferentes problemas do setor educacional.


Fonte: www.ensinointrativo.com.br