quinta-feira, 25 de novembro de 2021

PLANEJAMENTO E GESTÃO DA MANUTENÇÃO - Principais Programas.


        PROGRAMAS DE MANUTENÇÃO

Para entender  os programas de manutenção, abordam-se os métodos empregados, onde diversos autores são unânimes em recomendar a aplicação de  técnicas mais modernas, no entanto sem  deixar de observar o contexto de cada organização. Portanto, para fins desse artigo, resumidamente mostraremos os tipos de manutenção: a corretiva, a preventiva e a preditiva, uma classificação que segundo Marcorin & Lima (2003), trata-se de políticas básicas de manutenção. Quando se fala em manutenção industrial, costuma-se separar em três tipos, visto a  seguir.

·             Manutenção Corretiva.

Essa prática é simples e direta, adota-se uma política em que a manutenção atuará apenas quando a máquina ou equipamento falhe, trata-se de uma ação reativa, espera que o equipamento quebre para ser reparado. Considera-se a mais cara política de manutenção, requer um grande estoque de peças para reposição imediata, custo de horas extras e tempo de parada alta.
Segundo exposto por Marcorin & Lima (2003, p.39), “ela é a melhor opção quando o custo da indisponibilidade é menor do que o custo necessário para evitar a falha, condição típica encontrada em equipamentos sem influência no processo”.

·              Manutenção Preventiva.

Esta política tenta por meio do planejamento, intervir no equipamento antes que ele quebre, podendo programar quando deve parar, (geralmente em um período determinada pelo fabricante). Sendo uma máquina diretamente ligada ao processo, irá reduzir as paradas, melhorando o fluxo, portando melhor opção que a política corretiva. No entanto, oferece alguns contratempos, como: a troca de peça com durabilidade ainda grande, requer uma disponibilidade freqüente das peças de reposição e intervenções muitas das vezes desnecessárias.
Segundo Carpelli (2003), a função da manutenção preventiva é evitar que haja uma parada não programada  na produção devido à quebra indesejada.
Os equipamentos que possuem certa freqüência de desgastes podem sofrer intervenções planejadas, reduzindo assim o custo da falha inesperada, além de um estoque de peças adequado e seguro, devido à previsibilidade da manutenção, minimizando o número em estoque.

·              Manutenção preditiva.

Carpelli (2003) comenta que a manutenção preditiva é um aperfeiçoamento da preventiva. Utiliza-se de equipamentos, instrumentos é softwares para monitorar e prever as falhas.
A manutenção preditiva não deixando o caráter preventivo, busca através de indicadores, de um monitoramento constante de pontos críticos do equipamento, decidir a melhor hora de atuar, otimizando o sistema produtivo, adquirindo a peça de reposição na hora certa, reduzindo custo de estoque, de manutenção e de parada não programada, em contrapartida a mão de obra deve ser melhor qualificada para manusear equipamentos e instrumentos de monitoração e medição.
Pode-se dizer a premissa da manutenção preditiva é: monitoramento regular das condições mecânicas das máquinas , e do rendimento operativo dos sistemas de processo, assegurando o intervalo máximo entre reparos.
Para Carpelli (2003), a grande diferença entre a manutenção preditiva e a preventiva é a sua acertividade. Enquanto a preventiva troca à peça pelo tempo de utilização, a preditiva analisa a sua condição e determina o melhor momento de parar.
A realização da manutenção preditiva é fundamentada no monitoramento de grandezas físicas/químicas, (mostra o estado do sistema no momento atual por meio da leitura de instrumentos que indicam o estado das variáveis). Essas grandezas são: vibrações, pressão, temperatura, aceleração, corrente, etc, ou através de análise químicas por um profissional especializado. Os dados obtidos darão suporte para tomada de decisões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário