domingo, 3 de outubro de 2010

Introdução a Engenharia de Controle

JLN, Augusto
Introdução a Engenharia de Controle
O Avanço da Engenharia Moderna ESTA intimamente ligada AO Avanço do Controle Automático Papel Que hum representação fundamental. SUA Aplicação estabele NAS Mais Diversas áreas do Conhecimento e Desenvolvimento sem Modernos dos Equipamentos Mais, enguias Dentre PODEMOS Exemplo Como citar, OS Sistemas robóticos Utilizados nsa Modernos Processos Industriais, Sistemas de direcionamento de mísseis guiado, pilotagem de avião, Sistemas de Veículos Espaciais, etc .
O Desenvolvimento teórico e Prático Nessa área do Conhecimento propicia uma otimização EO Aperfeiçoamento de Sistemas Dinâmicos dos Processos Produtivos, Reduzindo Perdas Por repetitivos Serviços Manuais, melhorando um Qualidade e Reduzindo Custos Industriais.
A SUA Evolução ocorrendo VEM DESDE O Primeiro Controlador projetado Por James Watt, o Regulador centrifugo, não Século XVIII comeu Os Dias de Hoje, Onde São eles marcados Por uma massificação da utilizaçao dos Computadores para uma Resolução dos Complexos Mais Cálculos Matemáticos. Controles Os Modernos Direção apontam fazer nd Controle Ótimo de Sistemas Tanto determinísticos Como estocástico, Sendo muitas áreas APLICADO in do Conhecimento, Tais Como: Sistemas Biológicos, Econômicos biomedicina, etc

Teoria do Controle - Definições ALGUMAS.
Pará A Teoria da Compreensão e Controle Necessário fazer primeiramente o entendimento de alguns DEFINIÇÕES e Conceito.
Sistemas - Ogata definir Sistema Como UMA combinação de Componentes atuam conjuntamente Que e Um Certo realizam OBJETIVO, nao Limitado Sendo um algoritmo físico, APLICADO serviços podendo um ABSTRATOS Fenômenos, Dinâmicos, Tais Como OS Economia in aplicados.
Planta - Uma planta E UMA Parte UM EQUIPAMENTO DE, Eventualmente hum Conjunto de itens de UMA Máquina, funcionam conjuntamente Que, Cuja Finalidade e desempenhar UMA dada Operação.
Processos: Toda a Operação Contínua progressiva, Voluntária OU artificial, in Que Consiste UMA Série de Movimentos Ações OU Controlados, Destinados sistematicamente determined atingir um aletas RESULTADOS E. Toda e Operação Controlada serviços um. Ex: Processos Químicos, Biológicos e Econômicos.

Distúrbio / Pertubação - Que hum e Sinal Tende uma Maneira de afetar adversa o valor da Variável de saida Sistema de hum. O distúrbio PoDE serviços Externo OU Interno.

Controlar - Significa MEDIR o valor da Controlada Variável do Sistema Desvios e utilizar uma Variável manipulada AO Sistema parágrafo corrigir OS limitar UO  do valor medido um valor Desejado Partir de um.

Controle realimentado - E UMA Operação Presença Que nd distúrbio de hum, um Tende reduzir a Diferença Entre uma saida de hum Sistema eA Entrada de referencia. N. SISTEMAS DE CONTROLE realimentado elementos Tende ter uma UMA Relação Entre prescrita uma saida eA Entrada de referencia. Como Exemplo de Controle realimentado temos o Organismo Humano, Sendo hum dos elementos Complexos Mais.

Sistema de Controle de Processo - Um Sistema Regulador Automático não qua uma saida e UMA Variável Tal Como UMA temperatura, pressao, Nível, Fluxo, etc

Servossistemas: Um servossistema (servomecanismo ou) e Um Sistema de Controle realimentado Que Controla, Alguma POSIÇÃO Mecânica, OU Aceleração velocidade. So as to, OS servossistema Termos e Sistema de Controle de POSIÇÃO (UO de velocidade, OU de Aceleração) São Sinônimos.

VControlada ariável E a grandeza Que e Controlada e Medida, e conhecida Como uma saida do Sistema.

Vmanipulada ariável E a grandeza modificada Controlador hum por, de MoDo Que afete o valor da Variável Controlada.

Referências Bibliográficas.

Conceição, Edcarlos, Apostila de Controle e Automação, UNISUL, 2004.
Plácido, Marisol Elias de Barro, Apostila de Controle e Automação, GF IDAAM, 2007.
Ogata, Katsuhiko, Engenharia de Controle Moderno, Prentice-Hall do Brasil, 1985.


Engenharia de Controle e Automação
Engenharia Mecatrônica


Nenhum comentário:

Postar um comentário