quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Reduzindo o consumo de energia: Utilização de lâmpadas mais eficientes.

Sistema de Iluminação.




As lâmpadas são fontes elementares de luz elétrica, são classificadas como incandescente e de descarga.

As fontes de luz podem emitir luminosidade de aparência "quente" e "fria". As cores avermelhadas ou amarelas são cores quentes enquanto a azulada são chamadas frias.

As lâmpadas representam boa parte do consumo de energia elétrica de uma residência. Por isso é tão importante a utilização de lâmpadas mais eficientes, e mais econômicas, além do consumidor manter hábitos saudáveis de desligar a luz sempre que não estiver utilizando. 


1. Qual a diferença entre ter uma incandescente, lâmpada florescente e lâmpada LED?

Com certeza quem já teve as três sabe a resposta, mais para quem não sabe aqui vai.

a) Lâmpada Incandescente.

Para o funcionamento a lâmpada incandescente transforma a energia elétrica em térmica e luminosidade. No seu interior há um filamento de tungstênio, material que ao ser percorrido por uma corrente elétrica aquece e torna-se incandescente, emitindo luz, assim quanto maior a potência de lâmpada maior a necessidade de consumo de energia gerar luminosidade.

As tradicionais lâmpadas incandescente apesar de mais barata e de fácil instalação, ela tem baixa eficiência de luminosidade, em números, apenas 5% da energia é transformada em luz e os 95% restante são dissipadas em forma de calor, além tem ter baixa vida útil, principalmente em redes de distribuição que sofrem muita variação de tensão.

   

Lâmpada Incandescente

b) Lâmpada Florescente.

O funcionamento da lâmpada florescente é mais complexo. Em sua constituição física a lâmpada é formadas por tubos de vidro transparentes, dois eletrodos e uma mistura de gases a baixa pressão e um material que reveste o tubo, normalmente tungstato de magnésio ou silicato de zinco.

A lâmpada ao ser acionada, gera uma diferença de potencial entre os eletrodos, ocorrendo o fluxo de elétrons através dos gases emitindo uma radiação ultravioleta que é absolvida pelo material que reveste o tubo e gera luz visível, iluminando o ambiente.

As lâmpadas florescentes são mais eficientes, tanto as tubulares, quanto as compactas, além de ter maior durabilidade e atender uma gama maior de necessidades de aplicação, em relação a incandescente, isso faz com que o custo seja em torno de 60% mais barato.




Lâmpada Florescente
                                          

c) Lâmpadas LED.

As Lâmpadas LED, utilizam tecnologia mais moderna. Não possuem filamentos de tungstênio, como as lâmpadas incandescentes. 

Os diodos emissor de luz ou simplesmente LED, são diodos especiais, formados por semicondutores que ao serem percorridos por uma corrente elétrica, emitem luminosidade, esse fenômeno é conhecido como eletroluminescência, que diferente da incandescência não gera calor.

Devido a sua boa capacidade na produção de luz com menor gasto de energia, além de sua vida útil girar em torno de 50.000 horas, é de longe a opção mais eficiência disponível atualmente.

As lâmpadas são formadas por uma associação de vários LED's formando um circuito elétrico. Sua durabilidade é  superior ao modelos descritos acima, emitindo menos calor, chega a economizar até 80% do consumo em relação a outras lâmpadas convencionais. A desvantagem que o preço é maior, no entanto, se paga ao longo do tempo.

Lâmpadas LED















Então, vale apena trocar as lâmpadas incandescente e as lâmpadas fluorescentes por LEDs? 

A resposta pode vir depois de uma análise dos pros e dos contras de cada tipo de lâmpada, refletindo sobre as reais necessidades, de ante mão, podemos dizer que financeiramente a vantagem é bem grande, se a questão é economia na conta de energia, então a opção pela lâmpada LED é de longe a mais indicada. 


Fonte: https://jornaldotrem.com.br/noticias/lampadas-mais-modernas-e-economicas/attachment/print-169/


Na ilustração acima, podemos verificar de forma mais clara as vantagens de utilização da lâmpada de LED, comparada a incandescente e a florescente compacta. 

Vida Útil - A vida útil de uma lâmpada LED é de 50.000, aproximadamente 6 anos, muito superior aos outros tipos de lâmpadas.
Preço - Apesar de ter custo maior a lâmpada LED se paga ao longo de sua vida útil.
Gasto mensal - Ao considerar a utilização de 15 lâmpadas por 6 horas diárias, o custo mensal do LED é de longe a mais econômica.




JLN, Augusto
Reduzindo o consumo de energia somente com o sistema de Iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário