quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Pneumática – Características do ar comprimido.


Características do ar comprimido.

A palavra pneumática tem origem na palavra grega “pneuma”, que significa respiração, sopro e é definido como parte da física que se ocupa dos fenômenos relacionados com os gases ou vácuo.
Assim podemos definir Pneumática como a ciência que estuda as propriedades físicas do ar e de outros gases. 
Utilizamos o ar sobre pressão (ar comprimido) para transmitir movimento mecânico (linear ou rotativo) multiplicado forças.
A energia produzida pela pneumática é muito versátil, com uma gama de aplicações,  uma das mais abrangentes são nas indústrias, seja na automotiva, de alimentos e bebidas, química, da produção de bens, etc.

As principais propriedades físicas do ar são:

Compressibilidade – o ar tem a propriedade de ocupar o volume de todo recipiente, podendo este volume ser reduzido por ação de uma força exterior, a redução desse volume é alcançado pela compressibilidade.
Expansibilidade – o volume de um gás pode ter seu volume aumentado por ação de forças internas que agindo sobre o recipiente irá se expandir.
Elasticidade – Propriedade que possibilita o ar retornar ao seu volume inicial uma vez cessado a força responsável pela compressibilidade ou expansibilidade.
Difusibilidade – propriedade do ar que lhe permite misturar homogeneamente com qualquer meio gasoso que não esteja saturado.

Pressão Atmosférica

A atmosfera é composta por gases que envolvem toda a superfície terrestre, exercendo sobre nós uma força, sendo proporcional a altitude considerada.  A relação com a altitude está diretamente ligada ao volume de ar, em altitudes mais elevadas o ar é mais rarefeito, como consequência a pressão e temperatura serão menores. 



No Sistema Internacional a medida de pressão é o kgf/cm².

A equação que define a pressão atmosférica é representada abaixo:

P = d . g . h 

d - densidade (kg/m3)
g - gravidade (m/s2)
h - altura (m)


Princípios de Pascal

O ar estando em um recipiente fechado, ele exerce sobre as paredes e em todos os sentidos uma mesma pressão. Segundo Blase Pascal “a pressão exercida em um liquido confinado em forma estática atua em todos os sentidos e direções, com a mesma intensidade, exercendo forças iguais em áreas iguais”.
Se aplicarmos uma força de 10kgf num êmbolo de 1 cm² de área, o resultado será a pressão de 10kgf/cm² nas paredes do recipiente.

P = F . A         

F = Força (kgf)
A = cm2



J. Leda Neto, Augusto
augusto.leda@gmail.com
Pneumática – Características do ar comprimido



Vantagens e desvantagens da Pneumática na Indústria.
            Engenharia Mecânica
            Compressores Industriais


Referências Bibliográficas.
            Introdução à pneumática – Festo didactic.
           Tecnologia pneumática industrial – Parker training.


 


Um comentário:

  1. O sricpt está errado no final ("A var não foi reconhecida"), fora isso o trabalho feito sobre Pneumática está excelente...

    ResponderExcluir