domingo, 31 de outubro de 2010

Eletricidade Básica – Conceitos e Definições.

JLN, Augusto
Eletricidade Básica - Conceitos e Definições


 Conceitos e Definições.

Embora o fenômeno da eletricidade fosse conhecido há muito tempo a sua aplicação se dá apenas após a compreensão do átomo, fato que começou a ser estudado só a partir do século XIX. O desenvolvimento de métodos de pesquisa desvenda a estrutura do átomo, é sabido então que ele é formado por prótons, neutros e eletros, os prótons e neutros formam o núcleo e o elétron a eletrosfera, que gira em torno do núcleo, sendo ela composta de níveis de energia.
A eletricidade é então a parte da física que estuda os fenômenos que envolvem o comportamento dos elétrons. Estudos mostram que o prótons e elétrons tem cargas  opostas, convencionou-se então que o próton ter carga elétrica positiva e o elétron carga elétrica negativa, observou-se ainda que quando um átomo esta carregado positivamente e o outro negativamente há uma atração entre eles, fato que não ocorre quando eles tem a mesma carga, concluiu-se então que cargas de sinais iguais se repelem e cargas de sinais diferentes se atraem.
Coulomb, um estudioso dos fenômenos elétricos, estabeleceu a lei matemática pela qual podemos calcular a intensidade da força de interação entre cargas elétricas, o postulado diz o seguinte: A intensidade da força elétrica entre dois corpos é diretamente proporcional ao produto da quantidade de carga elétrica de cada carga e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa.

As matérias quanto ao comportamento elétrico podem ser classificadas em: condutores, semicondutores e isolantes.

Condutores – são aqueles em que as cargas elétricas possuem liberdade de movimento, os elétrons estão mais livres do núcleo.
Isolantes – opostos aos condutores, os elétrons estão ligados mais fortemente ao núcleo sendo de difícil liberação.
Semicondutores – são materiais de comportamento intermediário entre condutores e isolantes, sendo empregado em condições especificas.

Fluxo de corrente – quando um material carregado positivamente e o outro negativamente são ligados por um condutor, os eletros tendem a fluir no sentido carga negativa para cara positiva. Podemos dizer então que eletricidade é o fluxo da corrente, esse fluxo é medido em ampéres (A).

Corrente alternada (CA) – o valor da tensão e a da polaridade muda com o tempo.

Corrente continua (CC) – é a corrente que cuja magnitude e cujo sentido permanece constante.

Tensão – quando há diferença de potencial elétrico entre dois pontos a tendência é que ocorra um movimento dos elétrons pelo circuito, essa diferença de potencial é chamada tensão e é medida em Volts (V).

Resistência – é a restrição que os elétrons enfrentam ao atravessar um condutor, a resistência limita o fluxo da eletricidade, ela é medida em Ohm (Ώ).

Capacitor – dispositivo capaz de armazenar energia.

Indutor – a corrente que circula por um condutor gera um campo magnético ao redor, esse é o fenômeno de um fluxo magnético auto-induzido é chamado de indutância. Os elementos que geram grande indutância são chamados indutores.

Circuito elétrico – para ligar uma lâmpada, nos fechamos um circuito por meio de um interruptor, viabilizamos a passagem de corrente pelo condutor fazendo com que a lâmpada acenda. O caminho pelo qual uma corrente flui é chamado de circuito elétrico.

Sendo ligado um condutor a uma fonte de tensão, por ele irá circular uma corrente, George Ohm verificou que se fosse variada a tensão a corrente elétrica também variaria na mesma proporção, estabelecendo a Lei que recebeu o seu nome (Lei de Ohm), tratando de uma relação linear, ou seja, ao dobrar a tensão no mesmo condutor (para uma mesma resistência) a corrente também dobrará na mesma proporção, essa lei é expressa pela equação, V = R. I, onde V é a tensão, R a resistência, I a corrente que circula pelo condutor.
A eletricidade para ser utilizada realiza trabalho em unidade de tempo, que é medida e Watts (W). A Potência elétrica varia com a mudança da tensão ou com a intensidade da corrente. Conclui-se que Potência elétrica é a energia consumida ou produzida por unidade de tempo, ela é expressa pela seguinte equação: P = V. I, onde P é a potência, V é a tensão e I a corrente.

Referência Bibliográficas.

Hamilton, Eletricidade Básica, vol I.
Filho, Nestor Cortez S., Física Aplicada- Eletricidade Básica, Petrobrás, Curitiba, 2002.
Peixoto, Paulo, Manual de Electrotecnia – Componente teórica, 2002.



domingo, 3 de outubro de 2010

Introdução a Engenharia de Controle

JLN, Augusto
Introdução a Engenharia de Controle
O Avanço da Engenharia Moderna ESTA intimamente ligada AO Avanço do Controle Automático Papel Que hum representação fundamental. SUA Aplicação estabele NAS Mais Diversas áreas do Conhecimento e Desenvolvimento sem Modernos dos Equipamentos Mais, enguias Dentre PODEMOS Exemplo Como citar, OS Sistemas robóticos Utilizados nsa Modernos Processos Industriais, Sistemas de direcionamento de mísseis guiado, pilotagem de avião, Sistemas de Veículos Espaciais, etc .
O Desenvolvimento teórico e Prático Nessa área do Conhecimento propicia uma otimização EO Aperfeiçoamento de Sistemas Dinâmicos dos Processos Produtivos, Reduzindo Perdas Por repetitivos Serviços Manuais, melhorando um Qualidade e Reduzindo Custos Industriais.
A SUA Evolução ocorrendo VEM DESDE O Primeiro Controlador projetado Por James Watt, o Regulador centrifugo, não Século XVIII comeu Os Dias de Hoje, Onde São eles marcados Por uma massificação da utilizaçao dos Computadores para uma Resolução dos Complexos Mais Cálculos Matemáticos. Controles Os Modernos Direção apontam fazer nd Controle Ótimo de Sistemas Tanto determinísticos Como estocástico, Sendo muitas áreas APLICADO in do Conhecimento, Tais Como: Sistemas Biológicos, Econômicos biomedicina, etc

Teoria do Controle - Definições ALGUMAS.
Pará A Teoria da Compreensão e Controle Necessário fazer primeiramente o entendimento de alguns DEFINIÇÕES e Conceito.
Sistemas - Ogata definir Sistema Como UMA combinação de Componentes atuam conjuntamente Que e Um Certo realizam OBJETIVO, nao Limitado Sendo um algoritmo físico, APLICADO serviços podendo um ABSTRATOS Fenômenos, Dinâmicos, Tais Como OS Economia in aplicados.
Planta - Uma planta E UMA Parte UM EQUIPAMENTO DE, Eventualmente hum Conjunto de itens de UMA Máquina, funcionam conjuntamente Que, Cuja Finalidade e desempenhar UMA dada Operação.
Processos: Toda a Operação Contínua progressiva, Voluntária OU artificial, in Que Consiste UMA Série de Movimentos Ações OU Controlados, Destinados sistematicamente determined atingir um aletas RESULTADOS E. Toda e Operação Controlada serviços um. Ex: Processos Químicos, Biológicos e Econômicos.

Distúrbio / Pertubação - Que hum e Sinal Tende uma Maneira de afetar adversa o valor da Variável de saida Sistema de hum. O distúrbio PoDE serviços Externo OU Interno.

Controlar - Significa MEDIR o valor da Controlada Variável do Sistema Desvios e utilizar uma Variável manipulada AO Sistema parágrafo corrigir OS limitar UO  do valor medido um valor Desejado Partir de um.

Controle realimentado - E UMA Operação Presença Que nd distúrbio de hum, um Tende reduzir a Diferença Entre uma saida de hum Sistema eA Entrada de referencia. N. SISTEMAS DE CONTROLE realimentado elementos Tende ter uma UMA Relação Entre prescrita uma saida eA Entrada de referencia. Como Exemplo de Controle realimentado temos o Organismo Humano, Sendo hum dos elementos Complexos Mais.

Sistema de Controle de Processo - Um Sistema Regulador Automático não qua uma saida e UMA Variável Tal Como UMA temperatura, pressao, Nível, Fluxo, etc

Servossistemas: Um servossistema (servomecanismo ou) e Um Sistema de Controle realimentado Que Controla, Alguma POSIÇÃO Mecânica, OU Aceleração velocidade. So as to, OS servossistema Termos e Sistema de Controle de POSIÇÃO (UO de velocidade, OU de Aceleração) São Sinônimos.

VControlada ariável E a grandeza Que e Controlada e Medida, e conhecida Como uma saida do Sistema.

Vmanipulada ariável E a grandeza modificada Controlador hum por, de MoDo Que afete o valor da Variável Controlada.

Referências Bibliográficas.

Conceição, Edcarlos, Apostila de Controle e Automação, UNISUL, 2004.
Plácido, Marisol Elias de Barro, Apostila de Controle e Automação, GF IDAAM, 2007.
Ogata, Katsuhiko, Engenharia de Controle Moderno, Prentice-Hall do Brasil, 1985.


Engenharia de Controle e Automação
Engenharia Mecatrônica


Engenharia por Augusto Leda

 Blog Engmecatronico



Este, Por ma o OBJETIVO proporcionar um Que curiosos (Fazem Engenharia e Cursos Tecnológicos), Diálogos hum Que melhorem um Compreensão de Conceitos relacionados a Tecnologia da Manufatura, Bem uma politica uma relacionada ELAS.